Entenda por que a prospecção no transporte é importante para conseguir novos clientes para a sua transportadora!
Toda empresa precisa de um plano elaborado e de estratégias assertivas para atrair e, principalmente, reter os clientes, portanto, a prospecção no transporte é uma etapa crucial para o negócio. Afinal, os clientes são a principal razão para a existência das transportadoras e a garantia de crescimento dos negócios.
A prospecção no transporte envolve não só a captação de novos fretes, mas principalmente a fidelização dos clientes. Para ser efetivo nessa área, o time comercial precisa ser capacitado, preparado e abastecido com uma série de informações. Ou seja, a inteligência de mercado é essencial.
Não adianta sair em busca de novos clientes e fretes, pensando em faturar mais, se a empresa não estiver de fato preparada para suportar esse crescimento. Prospecção no transporte é algo que deve ser levado a sério, sob o risco de comprometer a qualidade dos serviços se não for bem alinhada à dimensão da frota, à assertividade dos processos e às metas.
Como conquistar o cliente
O primeiro passo, antes de buscar novos clientes, é avaliar os processos internos, a reputação da marca, a capacidade de “entrega” da transportadora, os investimentos necessários para crescer de forma estruturada e a criação de relacionamentos sólidos com o mercado.
A prospecção no transporte precisa contar com boas práticas, utilizando-se de todos os recursos disponíveis para a captação de clientes. A credibilidade da empresa e a qualidade dos serviços contam muito. Além disso, os times de vendas têm hoje a tecnologia a seu favor e uma série de canais digitais para se comunicar com o mercado e atrair a atenção de novos clientes.
Explorar novas formas de conquistar clientes é estratégico para ampliar o market share. O mercado está cada vez mais exigente e a transformação digital precisa ser considerada nas estratégias de venda.
Os serviços de transporte de cargas devem ser de alto nível para satisfazer os clientes, e isso passa por cumprir o que foi prometido na hora do fechamento do negócio. Desde a fase de prospecção, fechamento do frete, entrega e pós-venda, a reputação e a credibilidade da empresa estão em jogo. Um bom negócio começa bem antes da assinatura do contrato.
Fonte: Blog Praxio