Segundo levantamento realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), depois de três anos seguidos, o setor registrou aumento de 25,2% no surgimento de carros novos no mercado, chegando a 2,7 milhões. Analisando os aspectos positivos do cenário para investimento, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ao todo, o país já registrou mais de 90 milhões de veículos, desses somente 2,3 milhões possuem sistema de monitoramento e rastreamento.
Isso comprova que há um oceano azul de oportunidades para se investir em dispositivos de rastreamento como uma forma de proteção, segurança e também para recuperação do veículo em caso de roubo e furto. Quando falamos sobre logística, sua importância vai um pouco além, já que a sua eficiência está pautada na hora de realizar a gestão da frota à distância, redução de custos com manutenção ou em sanar falhas operacionais, entre outros pontos.
Devido ao alto risco nas estradas, por exemplo, torna-se fundamental a aquisição de ferramentas que proporcionam benefícios para redução de custo e suporte ao motorista.
Atualmente, já é possível encontrar algumas empresas de rastreamento que possuem cunho tecnológico que disponibilizam soluções que sanam diversos problemas de forma assertiva, além de estarem preocupadas em facilitar o dia a dia de quem está na estrada, fazendo um gerenciamento completo.
Por fim, a tecnologia de rastreio já é uma realidade e um caminho sem volta para quem quer garantir melhor produtividade logística. Aqueles que optarem por não investir nessas soluções podem perder muito, tanto financeiramente quanto em captação de novos clientes. Afinal, a qualidade do serviço que é oferecido está baseada na segurança que a empresa proporciona ao cliente, não importa seu segmento de atuação e o que ele oferece. Vale ficar de olho nas atualizações e buscar por aquilo que melhor se encaixe ao seu objetivo em seu negócio.
Fonte: André Saliba – Revista Mundo Logística