Provavelmente você já ouviu aquela velha frase “Venda BEM para vender SEMPRE”. Talvez seja até clichê! Mas ainda é muito aplicável. Ter uma equipe de vendas eficaz faz toda a diferença para um bom faturamento no fim do mês, principalmente devido ao momento em que o mercado brasileiro se encontra.
Confira algumas dicas:
1) Organize sua agenda
A meta é sempre planejar o dia e organizar a agenda, assim os colaboradores irão otimizar o tempo.
2) Defina um perfil para o seu potencial cliente
Entenda qual o tipo de cliente você pode e quer atender. Por exemplo, saiba qual carga que a empresa trabalha, e assim defina logo de início se sua transportadora tem ou não condições de atendê-los. Estude e entenda seu cliente para identificar suas necessidades.
3) Monte um roteiro para a venda
Tenha sempre um norte do que você precisa e deseja falar. Lembre-se de mostrar para o cliente o seu diferencial. Como destacar as suas qualidades e deixar claro como você fará diferença no fluxo de trabalho dele.
4) Tenha uma lista de perguntas mais frequentes (FAQ)
Prepare para sua equipe de vendas um material explicativo. Coloque objeções e dúvidas mais comuns em relação a sua empresa e ao negócio em que atua. Isso evita que o vendedor não seja pego de surpresa e sempre tenha em mente bons argumentos para conquistar aquele cliente.
5) Tenha comprometimento com seu cliente
Nunca crie fantasias, prometa apenas o que você PODE CUMPRIR. Entenda a real necessidade dele. ESCUTE-O!
6) Estude sua concorrência
Isso ajuda não apenas a entender como o mercado em que seu negócio atua está se comportando, como também a aprender com o erro deles e ter a chance de fazer a diferença e se destacar.
7) Otimize o tempo do seu vendedor
Tempo é dinheiro. Por isso, não perca tempo mandando seus vendedores para visitar clientes que não têm um perfil atrativo para sua empresa. Além disso, evite reuniões sem roteiro e muito extensas, seja objetivo e garanta que sua equipe invista tempo apenas com o que realmente importa.
Dica bônus:
Garanta que quando o seu vendedor for visitar um cliente ele cuide da aparência, afinal, a primeira impressão é a que fica. Além disso, os membros de sua equipe devem se posicionar como pessoas qualificadas e que realmente entendem do assunto.
Essas são dicas simples, que podem tornar a sua equipe de vendas mais produtiva e eficiente. Manter seus clientes é sempre importante, mas ter a oportunidade de ter clientes novos, com novos desafios e possibilidades é sempre renovador.