Lei das ferrovias viabiliza investimento e desenvolvimento do setor

Medida regulamenta participação da iniciativa privada com a proposta de chegar a 22.442 quilômetros e R$ 258 bilhões investidos na manutenção e construção da malha rodoviária.

O Diário Oficial da União do último dia 24, trouxe a regulamentação da Lei nº 14.273 de dezembro de 2021, chamada Lei das Ferrovias. O texto tem como objetivo viabilizar mais oportunidades de investimento no transporte ferroviário.

Editado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o decreto prevê a ajuda do setor privado, por meio do modelo de autorizações, na construção de novos trilhos, no aproveitamento de trechos parados e na prestação do serviço de transporte ferroviário.

Por conta disso, o Governo Federal registrou 89 pedidos de investimentos privados, 27 contratos assinados entre a União e proponentes, R$ 133,24 bilhões investidos e 9.922,5 quilômetros de novos trilhos, podendo chegar até em 22.442 quilômetros e 258 bilhões.

Com as regulamentações e investimentos, a expectativa é que seja aumentada significativamente operacionalidade das ferrovias brasileiras, impactando no crescimento econômico do país e na geração de empregos.

Fonte: Aclizio Valério – Mundo Logística