“Atualmente, para que toda firma possa sobreviver, faz-se necessário um planejamento logístico eficaz”, leia no artigo de Gislene Lemes
Por Gislene Lemes
A logística garante o funcionamento de uma cadeia de abastecimento e permite que o consumidor tenha acesso a produtos e a serviços que precisa, quando e onde estiver. É comum grande parte das pessoas acreditar que a logística está relacionada apenas ao transporte, ou até mesmo à lógica, bem como somente à entrega de produtos. De fato, a área da logística não só interconecta e garante o funcionamento de uma cadeia de produção e abastecimento, mas também permite que o consumidor tenha acesso a produtos e serviços que precisa, quando e onde estiver.
De início, a logística sempre foi muito utilizada por militares em operações de guerra há milhares de anos, uma vez que, naquela época e ainda hoje, era necessário criar estratégias e processos eficientes para abastecer, transportar e empregar os suprimentos das tropas, como armamentos, alimentos e remédios. No entanto, com a globalização e, por conseguinte, o aumento dos fluxos de transportes e comunicação e sua integração, a exemplo da internet, a logística se desenvolveu grandemente. De modo que a concorrência entre empresas elevou-se e tornou a logística uma área premente quando se trata de aumentar a vantagem competitiva das firmas e determinar vantagens competitivas de uma empresa com os concorrentes, assim como na satisfação ao cliente. Dessa forma, a logística é importante na redução de custos e na agilidade do transporte e entrega de bens e serviços, sem perder a qualidade e o foco no cliente.
Ademais, existem vários tipos de logística, a empresarial, a reversa e a integrada, contudo isso será tratado com mais profundidade posteriormente. Além disso, a logística é uma ferramenta muito importante para as organizações e empresas, não importando se essas são de pequeno, médio ou grande porte. Atualmente, para que toda firma possa sobreviver, faz-se necessário um planejamento logístico eficaz para evitar o fracasso, ainda mais em tempos de ferrenha concorrência e pandemia, na qual desestruturou e reduziu cadeias de valor.
De fato, a logística está presente por todo o ciclo de produção de uma empresa, que deve ser planejado, desde o recebimento de matéria-prima até a entrega do produto para o consumidor final. Na atualidade, o setor possui tecnologias e inovações capazes de aumentar a qualidade e a eficiência, sempre visando a redução de custos aos envolvidos. Portanto, um bom planejamento logístico permite identificar falhas e propor melhorias que precisam ser desenvolvida. Fato este que certamente faz toda diferença em qualquer tipo de negócio.
Assim, entende-se que a logística é uma ferramenta que está presente em toda cadeia produtiva, desde a extração de matéria-prima até o consumo final. De maneira que a logística é extremamente importante na eficácia da produção, da distribuição, do armazenamento e da entrega de bens e serviços, tanto para empresas quanto para pessoas. No cenário atual, devido ao enorme fluxo de informações, de produtos e de consumo, tal ferramenta possibilita a economia de recursos e de tempo, bem como a geração de benefícios a todos os envolvidos.
Gislene Lemes
Sócia da Miron Negócios & Logística
Formada em Logística há mais de 10 anos, especialista em logística de transporte de carga e gestão comercial no ramo de transporte.
Fonte: https://stgnews.com.br/